TRISTEZA – 2Samuel 13-14

jeremias Que confusão! Mais uma vez, com muita alegria, vamos comentar sobre nossa leitura bíblica. Mas, apesar de estar feliz, hoje, infelizmente, vamos falar sobre um assunto triste. 2Samuel 13-14 está parecendo um telejornal, desses que passa em tevê aberta no começo da noite. É uma notícia ruim atrás da outra. Tem poucas boas novas. E o triste é ver esses episódios acontecendo dentro da casa do líder espiritual de Deus: Davi, o ungido do Senhor.

Você lembra que, há três dias, comentei sobre a poligamia? Infelizmente, Davi, que devia ser o exemplo, desobedeceu a Deus e teve várias esposas, a ponto de tomar a mulher do amigo à força.

Porém, aquilo que plantamos, colhemos. No verso 13 do capítulo cinco de 2Samuel, temos a semente: “Davi tomou mais concubinas e esposas…” Na leitura de hoje, começamos a ver o fruto que Davi colheu.

A “colheita” de Davi foi nunca mais ter um lar em paz. A casa dele continuou sempre cheia de confusão. Os filhos de Davi trouxeram muita tristeza para ele. Ter vários filhos, com várias mulheres, fez com que a meninada crescesse sem receber toda a formação que era devida.

Observe que Amnon, um dos filhos de Davi, se apaixonou por Tamar, que também era filha dele. Logicamente, ela era sua irmã, mas Amnon não considerava assim. Veja o que ele disse a respeito: “Estou apaixonado por Tamar, irmã de meu irmão Absalão” (2Samuel 13:4). Como era uma mistura de irmãos com meio-irmãos, eles perderam a noção do que deveria ser a casa dos líderes do povo de Deus: um lar completo e bem estruturado.

Você percebe que eles não tinham essa educação, esse sentimento de um lar completo, onde moram o pai, a mãe e os irmãos? E isso trouxe outras conseqüências bem piores. Amnon levou o assunto a sério e estuprou a própria irmã. O curioso é que o pecado é igual bola de neve; em cada girada, o problema só vai aumentando mais.

Davi perdeu a felicidade de três filhos, de uma única vez. Tamar levou as conseqüências eternas, emocionais, de ter sido vítima desse incesto. Absalão tomou as dores da irmã, deu uma de justiceiro e matou o irmão, Amnon. Virou um assassino fugitivo. Davi, daquele dia em diante, nunca mais foi feliz com seus filhos.

Diferente dos contos de fada, não é mesmo? A Bíblia é assim: bem realista. Ela nos mostra o tamanho da tristeza pela qual podemos passar como conseqüência negativa por termos plantado sementes más por meio de más ações durante nossa vida.

Portanto, compensa buscar fazer tudo certo, porque a probabilidade de termos uma vida feliz será bem maior.

Fonte: http://www.nasaladopastor.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s